quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Por que assistimos a mesma coisa várias vezes?



E ai Pessoas!!!

Já reparou que as vezes assistimos aquele programa de tv que provavelmente já vimos pela milésima vez, mas mesmo assim rimos e nos divertimos como se fosse a primeira? Aham, a explicação para este fato poderia ser bem clichê: “nós gostamos porque é algo legal...” Mas de acordo com o site, altamente ácido, ele sugere algumas explicações cientificas bem interessantes, afinal não existe problema em rever aquilo que nós gostamos.

01) Por que gastam menos energia do seu cérebro


De acordo com a pesquisa publicada em 2012, a professora Cristel Antonia Russell da Universidade Oxford fala sobre o estudo do fenômeno conhecido como “reconstructive consumption” (ou consumo reconstrutivo), capaz de fazer com que nosso cérebro gaste menos energia para entender algo que ele considere como sendo uma repetição. Ou seja, chegou do trabalho cansado? Que tal assistir um pouco do programa Chaves. É risada certa e relaxante.

02) Por que traz nostalgia


Segundo Clay Routledge, um psicólogo estudioso da nostalgia, que afirma que filmes, séries ou músicas dos quais gostamos no passado podem nos ajudar a ativar uma parte da memória que antes estava esquecida dentro do cérebro e por isso, sempre que revisitamos aquela obra, automaticamente ligamos a chavinha da memória afetiva. Assistir aos clássicos como o programa Chaves (de novo) transmite toda aquela ingenuidade e brincadeiras do tempo de criança. 

03) Por que esquentam o nosso corpo

O nome científico para esse efeito “aquecedor” da nostalgia sobre as nossas expectativas é chamado de heart-warming. Por causa disso, quando assistíamos à algo que já conferimos e gostamos previamente, aquela obra nos dá exatamente o que precisamos: tranquilidade e até mesmo esquentam os nossos corpos.

04) Por que mostra a sua evolução pessoal

Quando revemos algum filme/música, nos ajuda a trazer alguns sentimentos do passado e ao mesmo tempo adicionar novíssimos valores atuais. Às vezes você pode assistir a um filme da sua infância e hoje ao revê lo, você inclui uma nova perspectiva ao analisar o enredo, ser mais crítico ou até mesmo, pode passar pela sua cabeça a seguinte frase: “Meu Deus, que filme ruim, como é que eu gostava tanto disso? ” A série FRIENDS que apesar de cômica, possui em vários momentos de seu enredo, a busca pela satisfação, amadurecimento e sucesso dos personagens, e o jogo de cintura diante de vários problemas e situações que provavelmente já passamos ou passaremos algum dia.
O que acharam? Será que ainda falta algum motivo? Cometem...
by Ethan Blazer
Para saber mais, acompanhe:

Um comentário: