quarta-feira, 13 de abril de 2016

Guia do Sapato - Parte 02


E ai Pessoas!!!
Na primeira parte do post vimos as variações do modelo Mocassim (veja aqui). Agora continuaremos o guia do sapato com os exemplares mais clássicos e imprescindíveis em nosso armário.
O modelo Oxford é o clássico, puro requinte. É encontrado em várias tonalidades, mas o predominante são as cores preto e marrom que definem o look para aquelas ocasiões especiais, como casamentos e festas.


Aqui temos uma variação do modelo Oxford, o Brogue possui perfurações ao estilo decorativo no sapato, dependendo da quantidade de perfurações ele recebe os nomes “brogue” e “semi-brogue”. A explicação para as perfurações seria justamente para drenar a água que entrasse no sapato. Atualmente, mesmo tendo essa funcionalidade, e não precisando mais afundar os pés na água, esse modelo de sapato informal combina perfeitamente com calças jeans e looks do outono/inverno.


Com certeza você deve ter esse modelo em seu armário, afinal o modelo Derby é o mais popular e versátil dos sapatos. Em relação a formalidade, o modelo de sapato Oxford supera o Derby. Muita gente pode confundir entre os dois modelos. Porem, colocando um sapato Oxford e Derby lado a lado é possível ver a diferença entre eles. Veja na foto abaixo:
O sapato Derby possui abas laterais ajustáveis com cadarço para adaptar se melhor nos pés, enquanto no modelo Oxford as abas são fixas ao corpo do sapato.


Já o Monk Strap não possui cadarço, apenas alça e fivela no topo. Indicado para look com calças e camisas sociais. Em relação a formalidade ele supera o modelo de sapato Derby.
O Slide Gore possui elásticos em suas laterais que dispensam cadarço. Modelo muito prático de usar, apenas colocar o pé sem muito esforço e pronto.  Sendo um sapato informal, é combinável com jeans, camisa social e blazer.



Nenhum comentário:

Postar um comentário